Você está em

Prótese Dentária

Prótese

A prótese dentária tem um papel importante na Odontologia, pois consiste na recuperação de dentes perdidos, devolvendo estética e função ao paciente.

PróteseExistem diversos tipos de próteses, podendo ser fixa ou removível.

As próteses removíveis podem ser parciais ou totais. Através de aparelhagem removível, o paciente substitue os dentes perdidos. Este tipo de prótese, apesar de realizarem bem a função de mastigação, a eficiência mastigatória diminue em relação aos dentes naturais, uma vez que cargas serão distribuídas também ao rebordo residual ( gengiva ), gerando compressão e menor conforto. Entretanto, por serem de custo menos elevado, ainda é muito utilizada.

As próteses fixas podem ser sobre dentes ou sobre implantes, e podem ser unitárias, parciais e totais. Quando existem dentes remanescentes que possibilitam o suporte para uma ponte fixa, as próteses parciais podem ser realizadas sobre dente. Entretanto, após o surgimento dos implantes dentários, tem-se utilizado cada vez menos as proteses parciais fixas sobre dente, uma vez que não seria mais necessário desgaste sobre os dentes remanescentes hígidos. Em algumas situações específicas ainda se utilizam das próteses parciais fixas sobre dentes, principalmente quando os dentes que serão utilizados como dentes pilares necessitarem de alguma correção protética. Além disso, quando está contra indicado o uso de implantes dentários, a prótese parcial fixa tem sido uma opção viável.

As próteses unitárias são aquelas utilizadas sobre estruturas dentárias com comprometimento estrutural, onde estaria impossibilitado a restauração convencional. Desta forma, utilizando os recursos da prótese, dentes que aparentemente estariam condenados, poderiam ser reabilitados com uma coroa protética, devolvendo função e estética.

Através dos materiais utilizados hoje em dia, consegue-se com a Prótese Dentária, devolver com muita eficiência tanto a função como a estética, com um índice de satisfação muito grande daqueles que necessitam repor estruturas dentárias ausentes.