Você está em

Odontologia é Ciência

Odontologia é Ciência

06.05.2013

Odontologia é Ciência

 

Afinal de contas , o que é a Odontologia? Para que caminhos, nós Cirurgiões - Dentistas, fomos encaminhados ao concluir nossa graduação ? Será que todos se lembram do juramento realizado no momento da formatura?

A odontologia é muito mais que materiais dentários inseridos em cavidades orais.

É antes de tudo CIÊNCIA. É através de pesquisas e estudos científicos intensos, que se chegam a conclusões de que técnicas e materiais serão necessários para a reabilitação do sistema mastigatório. As diversas especialidades da odontologia interagem entre si com o propósito de oferecer tratamentos eficientes e resultados satisfatórios.

Infelizmente, como em qualquer profissão, vemos também na Odontologia, o descaso pela ciência praticado por alguns colegas. Vemos no “Mercado Odontológico” uma guerra por pacientes ( Clientes ), onde muda-se o foco por completo da essência da brilhante e difícil profissão que exercemos. A “luta por clientes” acabam por desmerecer esta nobre profissão, onde o que menos importa são os resultados para o paciente. O que se ver são verdadeiros absurdos, invisíveis aos olhos dos leigos, mas com consequências desatrosas a curto, médio e longo prazo. Engana-se aqueles em que, com “orçamentos” em baixo dos braços, saem de clínica em clínica pesquisando preços e fazendo leilões, para assim escolher quem será o responsável por cuidar de seus dentes. Aí funciona sem erro o velho ditado : “O barato sai caro”.

É importante salientar que Odontologia não é dentes! A Odontologia é parte integrante de um sistema complexo chamado corpo humano. Estamos interligados em todas as partes de nosso corpo e não podemos achar que dentes são estruturas isoladas. Mas é assim que alguns “profissionais”enxergam a odontologia. Com seus “pacientes clientes” sentados em vossas cadeiras, fixam seus olhares apenas para aquelas estruturas mineralizadas dentro das cavidades orais e esquecem que eles fazem parte de algo muito mais complexo.

Cabe aos profissionais sérios, exercerem a Odontologia em sua plenitude, onde cada mínimo procedimento realizado, é baseado nas evidências científicas. Onde uma restauração dentária que seja, exige uma série de conhecimentos científicos que nem podem imaginar quanto! Quando avançamos para procedimentos mais complexos então... 

Que tipo de Odontologia você procura? 

Avalie com cuidado e pense muito bem quem escolher para ser o seu Cirurgião-Dentista.

 

 

COMENTAR | 0 COMENTÁRIOS